Linha do tempo
Em 1919, quando a gripe espanhola chegou a São Paulo, o Liceu Coração de Jesus, único colégio Salesiano da cidade, teve seu pessoal atingido pela epidemia e precisava de um local para isolar os doentes. Os Salesianos decidiram procurar chácaras que pudessem abrigar os enfermos. Anos depois, em 1937, no local da chácara, foi fundado o Colégio Salesiano Santa Teresinha.
Dom Bosco
Seu nome completo era João Melchior Bosco (1815-1888). Nasceu em Becchi, próximo a Turim, na Itália, no dia 16 de agosto de 1815. Com nove anos teve um sonho que mudou para sempre a sua vida. Sonhou que estava no meio de jovens que se transformaram em feras e, em seguida, em animais mansos. Esse sonho nunca saiu de sua cabeça e a partir daí construiu seu projeto de vida, tornou-se padre e fundou a Congregação dos Salesianos (Sociedade de São Francisco de Sales).
Os Salesianos têm a missão de ajudar os jovens, especialmente os mais pobres, a trilharem o caminho ensinado por Jesus Cristo, do jeito de Dom Bosco, por meio do sistema preventivo: razão, religião e amorevolezza, formando assim bons cristãos e honestos cidadãos.
Preocupado também com o futuro das meninas, fundou com Madre Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, as Salesianas.
Para Dom Bosco, ser santo é muito fácil: basta ser alegre, cumprir bem seus deveres e ter uma vida de piedade.
Dom Bosco faleceu em Turim, Itália, no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado pelo papa Pio XI, em 1934. Foi aclamado pelo papa como “O Pai e Mestre da Juventude”.