Esportes e danças

|
Esportes e danças

METODOLOGIA

Por meio dos treinos/aulas práticas, o aluno desenvolve e aprimora o nível de eficiência dos fundamentos técnicos de cada modalidade, bem como o condicionamento físico, o conhecimento de variações táticas dos diferentes jogos, sequências pedagógicas, coreográficas e regras oficiais.
Essas atividades possibilitam momentos de integração socioafetivas, contribuindo para uma formação educacional integral, por meio da superação de desafios e confrontos com novos conhecimentos e experiências.

MODALIDADES

Iniciação esportiva

Objetivos: Possibilitar a oportunidade de conhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas (Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Atletismo), por meio de jogos adaptados e pré-desportivos, promovendo a iniciação e o desenvolvimento dos fundamentos técnicos exigidos em cada modalidade, além de promover a socialização e desenvolver o indivíduo por inteiro.

Futebol e society

Objetivos: Desenvolver as capacidades motoras (deslocamento, resistência, força, velocidade e agilidade) e os fundamentos técnicos (domínio e controle de bola, passes, dribles, chutes e ações específicas do goleiro). Adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre os diferentes sistemas táticos de jogo e tipos de marcação.

Voleibol

Objetivos: Promover a aprendizagem sequencial dessa modalidade esportiva. Adquirir, desenvolver e aprimorar, por meio de prática e palestras teóricas os aspectos relacionados ao nível de eficiência dos fundamentos técnicos, o condicionamento físico específico, o conhecimento de variações táticas de jogo e as regras oficiais. Além disso, possibilitar momentos de integração sócioafetivas entre os alunos, ressaltando o respeito quanto às diferenças de potencialidades e limitações dos participantes, promover a cultura de hábitos saudáveis nutricionais e de higiene e auxiliar na reflexão sobre situações que envolvam sucesso e fracasso, cooperação e senso de responsabilidade.

Handebol

Objetivos: Desenvolver as capacidades motoras (deslocamentos, saltos, resistência, força e velocidade), além de adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre os diferentes sistemas táticos de jogo. Por meio de uma sequência pedagógica focada em iniciação, desenvolvimento e aprimoramento dos fundamentos técnicos (arremessos, passes, dribles, fintas e ações específicas do goleiro), proporciona a percepção no seu desempenho e desenvolvimento social, participando de amistosos, torneios e campeonatos.

Basquete

Objetivos: Desenvolver as capacidades motoras (deslocamentos, resistência, força, velocidade e agilidade). Por meio de uma sequência pedagógica focada na iniciação, desenvolve e aprimora os fundamentos técnicos (domínio e controle de bola, passes, dribles e vários tipos de arremessos). Além de adquirir conhecimentos práticos e teóricos sobre os diferentes sistemas táticos de jogo, também desenvolve vários tipos de marcação e aspectos afetivos e sociais por meio de atividades em grupos com metas em comum.

Ginástica Artística

Objetivos: Possibilitar à criança conhecer e dominar seu próprio corpo e relacionar-se com o mundo externo, por meio de situações criadas e vivenciadas, expressando-as corporalmente. Contribuir para a formação integral da criança, ou seja, o desenvolvimento harmônico do domínio cognitivo, afetivo, social e motor, valorizando a autoestima e a autoconfiança do aluno. Durante as aulas, os alunos vivenciam e exploram diferentes experiências corporais, referentes à Ginástica Olímpica.

Dança

Objetivos: A proposta do grupo de Dança resume-se na busca de uma prática pedagógica coerente com a realidade escolar, garantindo o aprendizado de um vasto repertório motor e artístico, a fim de que seus participantes se apresentem de maneira autônoma, de acordo com suas necessidades, estimulando os movimentos espontâneos e a precisão do gesto. Dessa forma, é indispensável agir, para que os participantes compreendam o que fazem e o porquê o fazem, pois o movimento expressivo é, antes de tudo, um movimento consciente.

Judô

Objetivos: Desenvolver o respeito, autocontrole, perseverança, disciplina, coragem e humildade. É uma arte Marcial japonesa que tem suas origens no antigo jiu-jitsu. Consiste em treinamentos sistematizados para desenvolver força, equilíbrio, flexibilidade e agilidade por meio de técnicas de arremesso e imobilizações dentre outras. As bases técnicas e filosóficas desse esporte fazem do Judô um meio eficaz para o aprimoramento do físico, do intelecto e do caráter.

Capoeira

Objetivos: Ensinar a história da Capoeira e dos instrumentos musicais. Conhecer e compreender os diferentes tipos de jogos, movimentos e golpes. Aprender diferenciar os toques de cada tipo de jogo, compreender e vivenciar as regras e conduta da Capoeira. Perceber a sua ciência folclórica e artística e demonstrar a Capoeira como jogo, dança, esporte, brincadeira e não apenas como luta. Seus princípios são: despertar o respeito ao próximo, valorizar o trabalho em equipe, despertar o espírito de liderança, a curiosidade por novos conhecimentos e auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora.

Tênis

Objetivos: Desenvolver o Tênis no contexto escolar na prática entre amigos na escola, estimulando as crianças a terem bons hábitos e valores que o tênis proporciona por meio das suas regras e código de conduta. Benefícios sociais, psicológicos e físicos. Desenvolver as habilidades motoras básicas no período formativo da criança. Aprender a técnica do tênis para dar condições ao aluno jogar em qualquer tamanho de quadra.

Coordenador

Adalberto Barbosa

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Acontece aqui no salesiano

Confira aqui as últimas notícias da nossa Escola de Esportes e Dança.

Festa das Seleções Salê 2023

Festa das Seleções Salê 2023

Em 2023, aconteceu a 1ª Festa das Seleções Salê, que reuniu os atletas…
Capoeira - Batizado e Troca de Cordão

Capoeira - Batizado e Troca de Cordão

Os alunos de Capoeira, Atividade Extracurricular oferecida pelo Colégio, participaram da cerimônia de…

Olá, bem-vindo ao atendimento do Colégio Salesiano Santa Teresinha!
Preencha aqui seus dados e fale conosco.