Ensino Fundamental II
Nesse período, há um aprofundamento e maior ressignificação do repertório construído mediante experiências do Ensino Fundamental I e uma preparação para o ingresso no Ensino Médio.
O estudante é levado a fortalecer a autonomia na vida acadêmica em consonância com o protagonismo e o planejamento do projeto de vida, ampliando assim, seu repertório intelectual.
Objetivos do Ensino Fundamental Ii
- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
REVISTA IN9VE
A Revista Inove é integralmente produzida pelos alunos do 9º ano do Colégio Salesiano Santa Teresinha.
Acesse as edições já publicadas:
Coordenação Pedagógica
Antonio Carlos M. da Silva é coordenador pedagógico do 6º, 7º e 8º ano, Mestrando em Educação pela PUC- SP, graduado em Matemática e Pedagogia, possui Especializações em Educação Matemática, Estatística Aplicada, Neuroaprendizagem, Psicopedagogia, Tecnologias e Educação a Distância, além do MBA em Planejamento e Gestão Educacional. Atua também como professor de Ensino Fundamental II, Médio e Superior.
Claudia Roberta Zanchin Vanzo é Orientadora Educacional do 6º, 7º e 8º ano. Atuou como psicóloga escolar nos Colégios Salesiano Santa Teresinha e Liceu Coração de Jesus em 2019 e 2020. Graduação e licenciatura em Psicologia e Mestrado em Serviço Social – PUC/SP. Professora e Coordenadora do Serviço-Escola de Psicologia no Ensino Superior.
Glauco Félix Teixeira Landim é Coordenador Pedagógico do 9º ano e da 1ª série. Atua na área da educação há 24 anos. É Mestre em Gestão Educacional (UNISINOS), licenciado em Filosofia (UNISAL) e em Pedagogia (UNINOVE), bacharel em Teologia (UNISAL) e técnico em Processamento de Dados (ECOMPO). Possui especialização em docência salesiana pelo Centro Salesiano de Formação Permanente da América, em Quito, no Equador.
Camila Gabriela de Souza Xavier é orientadora educacional do 9°ano. Atua há 4 anos como educadora nessa instituição. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela PUC-SP. Especialização em Gestão Ambiental e Neurociência e Educação.
Acontece aqui no salesiano
Confira aqui as últimas notícias do nosso Ensino Fundamental II.