Ensino Fundamental I
Nesta etapa, o ensino e aprendizagem estão pautados na sistematização e consolidação processual dos conteúdos, tendo por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a capacidade de aprender por meio da assimilação ativa, utilizando-se como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e da resolução de problemas.
Além disso, o currículo é elaborado conforme os objetivos de aprendizagem que compreendem o desenvolvimento de habilidades e competências, em atendimento à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), essenciais para a formação integral. Cinco áreas do conhecimento: Linguagens (Língua Portuguesa, Música, Artes, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática; Ciências da Natureza (Ciências); Ciências Humanas (Geografia e História); e Ensino Religioso.
Objetivos do Ensino Fundamental i
- O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
- O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana, estabelecendo e ampliando as relações sociais;
- A aquisição de confiança na superação de suas limitações;
- Aprender a situar-se no universo cultural e letrado;
- Utilizar diferentes linguagens;
- Desenvolver suas capacidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas.
- A compreensão dos sistemas naturais e suas inter-relações bem como das diferentes formas de organização socioeconômicas, políticas e culturais;
- O pré domínio das ferramentas tecnológicas atuais e a capacidade de assimilar inovações nesse campo;
- A consciência, pelo sentido de existência e pelo respeito à diversidade de manifestações culturais, artísticas e sociais, do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e fraterna;
- O compromisso com a sustentabilidade socioambiental orientado por conhecimentos científicos sobre o funcionamento da natureza e da sociedade.
Coordenação Pedagógica
Cybele Roncato Zancarli é Coordenadora Pedagógica do 1º ano e atua na área de educação há mais de 25 anos. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com MBA em Gestão Educacional. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Orientação e Supervisão Escolar. Pós-graduada em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Neurociência do Desenvolvimento e Especialista em Gestão Pedagógica e Formação em Educação Infantil pelo Instituto Vera Cruz.
Adriana Paes de Jesus Correia é Coordenadora Pedagógica do 2º ao 5º ano e atua há mais de 30 anos na área de Educação. Licenciada em Pedagogia pela USP, com habilitação em Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar. É Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e pós-graduada em Psicopedagogia e Aperfeiçoamento em Psicomotricidade. Docente em cursos superiores e de pós-graduação na formação de professores.
Acontece aqui no salesiano
Confira aqui as últimas notícias do nosso Ensino Fundamental I.